terça-feira, 29 de maio de 2007

Toyo Ito




Nascido no Japão em 1949, Toyo Ito é um dos arquitetos mais inovadores e influentes da atualidade. Depois de ter estudado arquitetura na Universidade de Tóquio, terminando o curso em 1969, trabalhou com Kiyonori Kikutake, um dos mais importantes arquitetos japoneses, antes de estabelecer o seu próprio atelier em Tóquio em 1971. Através de projetos como a moradia “White U” de 1976 e a “Silver Hut” de 1984, ambas em Tóquio, Ito criou novos conceitos para a vida nas cidades modernas. A “Torre dos Ventos” em Yokoama de 1986 e o “Ovo dos Ventos” em Tóquio de 1991 são marcos interativos do domínio público, cujo desenho resulta do seu desejo de representar um mundo eletrônico invisível paralelo ao ambiente físico.
Toyo Ito refere a propósito da orientação conceitual dos seus projetos ao longo da sua carreira: “O sentido e o significado da tecnologia nos meus trabalhos está a mudar. No passado a tecnologia era altamente visível, era apresentada de um modo visível, agora é diferente. A tecnologia é agora algo que eu escondo, que as pessoas têm que procurar, que não é visível, é um elemento que exploro de forma indirecta. Antigamente, eu via uma arquitetura intocável, impossível de agarrar, agora é diferente. Eu preconizo uma arquitetura que se possa tocar e sentir. Agora estou a trabalhar sobre uma realidade física, sobre o objeto, sobre o real.”
“No passado, eu trabalhava sobre o imaterial, as novas tecnologias, hoje em dia, trabalho sob tópicos diferentes: físicos, materiais. É normal, as pessoas crescem, envelhecem e voltam à terra. Tudo volta à terra, é normal.”Toyo Ito

Nenhum comentário: